Curiando Curiando fotos Curiando videos  


Gordura localizada na barriga é mais perigosa para a saúde


20/08/2013 08:53




Muitas pessoas não sabem, mas a obesidade abdominal é um problema além da questão estética. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, 40% dos brasileiros estão acima do peso. A temida “barriguinha” é um fator que aumento os riscos de doenças como a diabetes.


Segundo o cardiologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão Fúlvio J. Barbato Junior há dois tipos de gordura abdominal. “A subcutânea, que se localiza a frente dos músculos abdominais, e a visceral, que se acumula entre as alças intestinais e órgãos internos como o fígado”, explica.

Gordura abdominal e outras doenças

A gordura localizada na barriga pode estar associada a diversos outros problemas de saúde, como nível alto de triglicerídeos, baixos níveis do bom colesterol (HDL), resistência à ação da insulina e consequente elevação dos níveis glicêmicos (diabetes). “Além disso, a barriguinha pode significar um aumento da gordura hepática, que a formação de hormônios, vitaminas e substâncias que atuam no metabolismo das gorduras”, explica o especialista. Hipertensão arterial também pode ser uma consequência do acúmulo de gordura nessa região do corpo.


De acordo com o cardiologista, o excesso de gordura visceral é considerado um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e o AVC. “Isso acontece porque o excesso de gorduras circulantes promove o espessamento das  artérias, com formação de placas de gordura que podem se desprender e obstruir os vasos”, completa.

Quando a barriga saliente é perigosa?

Ter uma barriguinha é normal e só representa um risco de se ela ultrapassar os 88 cm para as mulheres e os homens 102 cm. “A medida pela fita métrica calculada no ponto médio entre a última costela e a crista ilíaca é um método simples e confiável”, explica o médico.

Fonte: http://www.bolsademulher.com/corpo/gordura-localizada-na-barriga-e-mais-perigosa-para-a-saude/






































Curiando
CURIANDO © 2013 - Um mundo de curiosidades.